Vidroplano
Vidroplano

Norma para vidraceiros

No dia 11 de fevereiro, a ABNT publicou a tão esperada norma NBR 16823 — Qualificação e certificação do vidraceiro – Perfil profissional. O texto, que esteve em consulta nacional desde o final de 2019, define os parâmetros e requisitos para a qualificação dos vidraceiros, de maneia que esses profissionais exerçam seus trabalhos com qualidade e segurança.

 

Profissão colocada em palavras
Logo no início, a NBR 16823 traz a definição de vidraceiro:
-“Profissional responsável pela instalação e manutenção de vidros, incluindo sua venda, especificação, medição, orçamento, transporte, armazenamento, inspeção e análise do material, a fim de planejar e organizar o próprio trabalho, conforme projetos ou ordens de serviço, de acordo com os procedimentos de execução de serviços, normas técnicas, de segurança, de meio ambiente e saúde específicas, respeitando os critérios de qualidade”.

O texto determina que o campo de atuação do vidraceiro envolve o trabalho com os seguintes sistemas:
• Boxes padrão;
• Instalações autoportantes (basculantes, porta de giro, entre outros);
• Revestimentos verticais decorativos (espelhos ou vidros, entre outros);
• Vidros em esquadrias;
• Vidros em móveis.

Contudo, não restringe o profissional a esses produtos, indicando que ele também pode se especializar em sistemas diferenciados, que requeiram conhecimentos específicos, como, por exemplo, instalação de guarda-corpos e envidraçamento de sacadas ou coberturas.

 

Classificação de competências
Um dos destaques da norma é a definição e divisão das chamadas unidades de competência. Elas são quatro:

1) Vender e avaliar o serviço a ser realizado, levantar os dados necessários para a precificação e elaborar a proposta comercial;
2) Especificar vidros e componentes necessários à instalação conforme normas técnicas;
3) Transportar vidros e componentes até o local da instalação;
4) Instalar e manter vidros seguindo normas de saúde e segurança no trabalho, qualidade e meio ambiente.
Cada uma dessas unidades conta com uma tabela própria no documento, listando os elementos de competência e padrões de desempenho necessários para elas. Vale destacar que, apesar da divisão, um mesmo vidraceiro pode realizar tarefas de duas, três ou mesmo de todas as unidades.

 

Conhecimento e escolaridade necessários
A norma também estabelece, por meio de uma tabela, os conhecimentos necessários para o melhor desempenho de cada uma das unidades de competência. Tais conhecimentos podem ser adquiridos em cursos ou experiência profissional. A norma faz apenas uma exigência com relação ao vidraceiro especificador: comprovar escolaridade mínima correspondente ao Ensino Médio completo.

 

Outros pontos abordados pela NBR 16823:

• Meios ou ferramentas e materiais necessários ao desempenho profissional do vidraceiro;
• Técnicas, métodos e procedimentos inerentes ao desempenho da função de vidraceiro;
• Algumas das condições de trabalho às quais esse profissional é submetido durante a execução das suas atividades.

 

Por dentro dos bastidores do documento
O trabalho para sua elaboração teve início em 2016, promovido pela Abravidro por intermédio do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), sediado na entidade, juntamente com o Comitê Brasileiro de Qualificação e Certificação de Pessoas (ABNT/CB-99). Reuniões para discutir e desenvolver o texto foram realizadas mensalmente, contando com a participação de vidraceiros, processadores e instrutores de cursos, além de outros profissionais.

Antes da NBR 16823, o ABNT/CB-37 ainda não havia elaborado um texto técnico voltado para a qualificação de um tipo de profissional. Para isso, a Abravidro não mediu esforços para envolver os elos da cadeia vidreira e buscar parceiros, como o Senai, que pudessem ajudar na elaboração do texto. Foi um grande desafio organizar a contribuição de todos os envolvidos dentro da estrutura formal de uma norma.

Outro pioneirismo no desenvolvimento desse documento é que ela foi o primeiro trabalho, dentro do ABNT/CB-37, a contar com transmissão e participação remota em todas as discussões. Isso permitiu que pessoas de várias partes do País participassem efetivamente do desenvolvimento do texto técnico.

 

Próximos passos
Com a publicação da NBR 16823, conclui-se uma etapa importante na valorização e qualificação do vidraceiro. O próximo passo é a criação do procedimento para certificação desse profissional pelo organismo certificador de pessoas. Assim que isso for possível, o vidraceiro poderá comprovar que atende a norma relativa à sua profissão.

A Abravidro já está trabalhando nesse processo junto ao Senai,entidade que também atua na certificação de profissionais.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters